sexta-feira, 28 de maio de 2010

O momento feliz.

Dia desses eu li o trecho de um texto que dizia mais ou menos o seguinte:

“E quando acordei naquela manhã, eu sabia que ali era o início. Que ali podia começar a minha felicidade. E que não acabaria mais. Mal sabia eu, que ali estava o ponto. Que não era o começo, mas que estava exatamente ali: era o momento da minha felicidade.”

Coisa mais difícil essa que eu to tentando fazer agora, e que é discursar sobre a felicidade.

Assim como cada um sabe as coisas boas e loucas de ser o que é, ninguém pode simplesmente ditar o que nos deixa feliz; Digo isso porque eu conheço muita, muita gente. Gente que fica feliz com coisas bem difíceis, e gente que se alegra com coisas bem simples. Gente que fica feliz com futebol, com roupa nova, com vídeo-game. Gente que fica feliz em ajudar, em ir à igreja, em fazer sorrir. O que eu nunca conheci, foi alguém que não ficasse feliz com nada.

O grande problema nisso, é quando a gente confunde “início de felicidade” com o “momento feliz” e acabamos nos decepcionando, aguardando por algo que não vai rolar. Por exemplo? Por exemplo: X sempre foi apaixonado por Y, e Y finalmente diz que ama X. Só que agora X pensa que esse é o “início da felicidade”, que daí pra frente, tudo estará bem. É então que Y abandona X. Entenderam o que eu quis dizer? Aquele não era o “início da felicidade”, aquele era o “momento feliz” e que deveria ser curtido até o segundo em que ele chegasse ao fim.

O “início da felicidade” é o inicio das nossas próprias ações e princípios, e seria deveras egoísta de nossa parte colocá-la nas costas de outra pessoa. O que podemos “ganhar” dos outros, são momentos felizes e deveríamos não só cultivá-los como retribuí-los.

Costumo pensar que sofremos, erramos e acertamos por mérito unicamente nosso. E decepcionar-se (ou não) entra nessa lista.

O melhor é estar aberto para toda e qualquer experiência que nos possa aparecer, sendo sempre observadores, para então colher os sorrisos (ou lágrimas) daquilo que investimos.


P.S: O texto foi postado por Gabriel, mas obviamente, é de autoria da JuuhLee, que estará de volta. Aliás, já está, compartilhando (e construindo) conosco os seus momentos felizes (ou não).

Um comentário:

  1. Olha quem deu o ar da graça...sua linda. (:
    As pessoas tem memsmo uma mania de achar que precisam de um grande motivo pra ser feliz e só com algo aparente, acha que ali sim, encontra felicidade. E esquece de tantas coisas, mesmo que simplórias, podem nos fazer bem e ser importantes para a construção contínua da nossa felicidade.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir